quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como melhorar sua fala em público - 27 dicas infalíveis!

Apesar da necessidade constante de comunicação do ser humano, falar em público é o maior medo de 40% da população mundial. Isto acontece também com você?

Acalme os nervos e leia com atenção as próximas dicas retiradas do blog Project Management Source e traduzidas, adaptadas e incrementadas por The Levenfeld aqui para você!





1. Conheça o seu público e ocasião: Bem antes de pisar no local de apresentação crie a base para seu discurso. O primeiro passo é aprender um pouco sobre o público que você irá enfrentar. Leve em consideração a ocasião. Formal ou informal?

2. Escolha o tópico certo: Selecione algum tópico ao qual você seja familiar e se sinta confortável para falar ou, se for um assunto novo, faça seu dever de casa pesquisando com antecedência. A seu objetivo é sentir-se confortável para falar e até responder possíveis questões levantadas pela platéia.

3. Nada de "decoreba": Se sentir familiar e tranquilo para discutir o tema é uma necessidade. Se você tentar decorar algum material escrito será fácil perder o rumo durante seu discurso. Concentrando-se assim em voltar ao controle ou lembrar o que havia decorado ao invés de preocupar-se em manter um tom e velocidade de fala agradáveis para a platéia.

4. Tempere seu discurso: Incremente seu discurso com "sacadas" inteligentes e algumas breves histórias atraentes (que tenham ligação com o tema pelo amor de Deus!). Todos nós adoramos ouvir uma boa história. O bons palestrantes quebram o gelo da platéia surpreendendo com suas experiências de forma estilosa.

5. Pratique até a perfeição: Realize treinos de frente ao espelho e posteriormente até com alguns amigos que lhe façam sentir-se confortável. Desta forma você aumentará seu carisma e se sentirá menos nervoso na hora "H".

6. Atente-se para os limites de tempo: Nada mais chato do que ter que interromper a palestra rapidamente por ter ultrapassado seu limite de tempo. Procure sempre planejar seu discurso com folgas para possíveis problemas de percurso (como um projetor quebrado por exemplo). Para os casos de atraso ou grande adiantamento em seu discurso, procure analisar oque pode-se omitir (em caso de atraso) e que cartas na manga você pode ter (em caso de adiantamento).

7. Relaxe antes de subir no palco: Procure praticar exercícios de relaxamento antes de partir para o discurso. Técnicas de respiração e pensamento positivo são ótimos aliados. Reservando um tempinho para isso você se sentira mais leve.

8. Use "frases chaves": Ao invés de levar todo seu discurso escrito para o palco para ficar "pescando" é mais vantagem criar uma lista ordenada de pequenas frases (tópicos) que te despertem a memória para os assuntos que devem ser abordados.

9. Comece seu discurso com estilo: Inicie seu discurso com o pé direito. Sabendo escolher os primeiros versos da sua fala, ficará mais fácil ter controle da platéia. Provoque o interesse e curiosidade da pláteia com suas palavras. Sendo assim fica mais difícil de perder as "rédeas" da situação.

10. Fique de olho na sua "linguagem corporal": A sua postura e forma de gesticular durante o discurso são muito importantes. Elas podem demonstrar medo, nervosismo e fadiga como podem demonstrar confiança, conhecimento e carisma. Portanto mantenha uma boa postura!

11. Mantenha algum contato "olho no olho": Olhe diretamente nos olhos de sua audiência. Isso demonstra confiança! Se sentir-se nervoso procure olhares e faces amigáveis ou de conhecidos e olhe por algum tempo até relaxar e depois de uma olhada "geral" na platéia.

12. Mantenha um bom ritmo de fala: Fale devagar e pausadamente. Isso ajuda a você e platéia entenderem oque se está dizendo. Falar apressadamente demonstrará que você está nervoso e rezando para que a "tortura" acabe logo.

13. Interaja com a platéia: A melhor forma de envolver a platéia com seu discurso é incentivar-la a participar. Converse com sua platéia, faça perguntas e encoraje a ela perguntar também. Desta forma ela irá sentir-se no seu time e você irá se sentir "em casa".

14. Esteja preparado para a platéia: Uma palestra interativa é algo surpreendente e maravilhoso mas, para encarar isto, você deve estar preparado para as possíveis questões que serão levantadas pela sua audiência. Monte uma lista com as possíveis e comuns perguntas que podem surgir e as estude com cautela antes de sua apresentação. Em caso de surgir algo novo, não entre em pânico. Tente responder dando o melhor de sua expertise. Muitas vezes você acaba respondendo junto com a platéia, oque dá uma sensação de equipe.

15. Use uma linguagem amigável: Saiba conversar e não parecer um professor em época de prova. Use uma linguagem que seja de fácil entendimento para sua platéia ao invés de querer parecer importante usando jargões, siglas e expressões técnicas.

16. Não desperdice tempo com "encrenqueiros": Se existe algum criador de problemas ou "sabichão" na plateia que insiste e debater e argumentar procure agilizar as coisas pois, se não fizer isto, correrá o risco de fazer o resto da platéia se sentir abandonada e pensando que a palestra virou uma guerra de egos. Uma boa técnica e cortar o "barato" da pessoa pedindo educadamente para que ela tenha um bate papo informal com você depois da palestra para esclarecer todas as dúvidas.

17. Use suas ferramentas com bom senso: Ferramentas como o Power Point são muito bacanas mas se usadas em excesso, podem desviar a atenção da fala do palestrante. Use-as somente para incrementar, demonstrar detalhes técnicos ou outras coisas que não ficam claras somente com palavras.

18. Seja claro e direto: O seu objetivo é impressionar sua platéia e não causar sono. Então mantenha foco na reação do público e se perceber que estão ficando entediados, dê uma reviravolta no tópico ou acelere.

19. Não fique se desculpando por pequenos erros: Todos nós podemos dar um tropeço nas palavras. É muito natural. Não perca tempo se lamuriando e justificando pequenos tropeços. Um simples "ops" ou "desculpa" já satisfaz. Dependendo da situação e ocasião até uma leve brincadeira pode arrancar alguns sorrisos e fazer todos se sentirem mais a vontade.

20. Saiba usar o silêncio as vezes: Não é preciso encher cada segundo de silêncio com palavras. Uma pequena parada para beber uma água é bom para você, suas cordas vocais e para a platéia dar uma respirada.

21. Não grite: Tenha noção que sua voz está audível para todos do local mas não precisa ferir os ouvidos de sua platéia. Se o local de apresentação lhe fornecer um microfone, fale claramente e suavemente de forma que todos possam entender. Se possível teste a acústica do local antes da apresentação e estipule uma boa altura de voz.

22. Trabalhe sua entonação de voz: Um dos grandes segredos da boa fala é saber modular inteligentemente sua voz. Saiba abaixar o tom ou aumentar na hora devida. Sendo assim seu discurso esbanjará energia e contagiará a platéia.

23. Saiba requerer atenção: Cochichos, conversa e trocas de sinais entre as pessoas da platéia além de ser desagradável pode ser um sinal de que seu discurso não está agradando. Saiba ser flexível o bastante para quando necessário lançar mão de alguma "historinha" que chame atenção ou "piadinha".

24. Mantenha o foco nos seus pontos fortes: Você não precisa ser um mestre em comunicação em público. Concentre-se e chame atenção aos seus pontos fortes e afaste atenção dos seus pontos fracos. Se o seu forte é ser cômico, use este dom. Se seu ponto fraco é linguagem corporal, é melhor ficar atrás do podium ao invés de querer "florear" e fazer feio.

25. Tenha uma boa finalização: Um bom encerramento é um ponto importante a se pensar. Não termine de forma brusca nem de forma demorada ("enchendo linguiça"). Tente terminar de forma clara e com estilo. Isso fará a platéia lembrar de você por um bom tempo.

26. Tenha uma boa aparência: A aparência é realmente importante não somente para sua platéia mas também para si próprio. Quando você está com um visual impecável sua auto estima aumenta e você se sente capaz de enfrentar o mundo. Se não tiver dinheiro para roupas de grife e caras, vista uma roupa adequada e que te faça sentir-se bem.

27. Se exponha mais: A melhor forma de perder o medo de falar em público é se expor mais e mais. A cada erro ou vacilo, leve isto como uma lição para não errar novamente. Lembre-se que somente através da prática atingimos a perfeição!

Espero que tenham gostado das dicas!

Um abraço e sucesso a todos!

Um comentário: